Hamas apresenta plano de cessar-fogo para Israel
Grupo pede liberação de militares presos e o poder na Faixa de Gaza
O Hamas apresentou nesta quarta-feira (07) um plano detalhado para um novo cessar-fogo na guerra contra Israel. De acordo com a proposta do grupo, este plano seria dividido em três fases e desenvolvido ao longo de quatro meses. Nele, todos os reféns israelenses seriam liberados em troca de centenas de palestinos presos por Israel, o que inclui militares.
+ Israel não está pronto para aceitar acordo com Hamas, diz Netanyahu
+ Netanyahu rejeita exigências do Hamas para um novo cessar-fogo
A proposta ainda deixaria o Hamas no poder da Faixa de Gaza e permitiria a reconstrução militar. O presidente dos EUA, Joe Biden, classificou as exigências como “um pouco exageradas”, mas garantiu que as negociações continuam. O Secretário de Estado do país, Antony Blinken se reuniu com líderes israelenses para debater o tema.
De acordo com a agência Associated Press, autoridades israelenses rejeitam veementemente as exigências do Hamas. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu já afirmou algumas vezes que a guerra continuará até a “vitória total” sobre o Hamas e o retorno de todos os reféns restantes.
Até agora, a guerra na Faixa de Gaza deixou 27 mil palestinos mortos, bairros destruídos e um quarto da população passando fome. Além disso, escalou a tensão na região, com grupos militares apoiados pelo Irã conduzindo ataques, provocando represálias e aumentando o risco de um conflito mais amplo.