Guerra d'água, pipas e omelete gigante: conheça tradições de Páscoa ao redor do mundo
Feriado é repleto de tradições únicas - e inusitadas - que refletem a cultura e história de cada país
SBT News
As celebrações de Páscoa não estão limitadas ao Brasil, ao redor do mundo, a data que simboliza o renascimento de Jesus para os católicos, é celebrada de diferentes formas, com algumas dessas tradições sendo bem curiosas. Nas Bermudas, por exemplo, a Sexta-Feira Santa é celebrada na praia, com milhares de pessoas empinando pipas customizadas que representam a ressurreição de Cristo.
Leia também: Papa Francisco celebra missa do Domingo de Páscoa após ausência na Via-Crúcis
Conheça esta e outras tradições ao redor do mundo:
Polônia
Na Polônia, a segunda-feira de Páscoa pode ser bem molhada. Isso porque, existe uma tradição no país, conhecida como "Smingus-Dyngus", na qual as pessoas encharcam umas às outras com baldes de água para relembrar o batismo do príncipe Mieskzo I no ano de 966. Foi ele que levou o cristianismo para o país. Há também quem diga que o ritual tem o objetivo de dar fertilidade às mulheres, com a água tendo o efeito de limpeza. Essa tradição também pode ser observada em outros países da Europa Central e Oriental.
Alemanha
O país europeu tem diversas tradições para a data, como decorar uma árvore de Páscoa com ovos pintados à mão, no que é conhecido como Ostereierbaum. Também é tradicional comer algo verde na Quinta-feira Santa, chamada de Gründonnerstag.
França
Por lá, a busca pelos ovos de Páscoa só acontece na segunda-feira (1°), e é conhecido como "chasse aux oeufs". Durante o feriado da Semana Santa, os sinos no país param de badalar e ficam em completo silêncio para lembrar a morte de Jesus. Eles só voltam a soar no Domingo de Páscoa. Agora, a tradição mais inusitada acontece na cidade de Bessières, onde cerca de mil pessoas se reúnem para comer um omelete gigante de Páscoa, geralmente feito com mais de 4 mil ovos.
Rússia e Grécia
Em muitos países onde a população é de maioria ortodoxa, a tradição é pintar os ovos de vermelho. Acredita-se que eles tenham uma força mágica e trazem felicidade e saúde. Na Grécia, na manhã do Sábado Santo, acontece o aremesso de vasos, uma tradição da ilha de Corfu. O costume se resume em arremessar itens de cerâmica pela janela para celebrar o início do novo ano litúrgico.
Noruega
A Noruega talvez seja o país com a tradição de Páscoa mais incomum. Conhecida como påskekrim ou crime de Páscoa, os noruegueses usam o feriado prolongado para se debruçar em séries, filmes e livros policiais.
Finlândia e Suécia
Nesses países, a Páscoa se mistura com uma tradição conhecida por nós como Halloween. Nesses países não é incomum encontrar crianças vestidas de bruxas no Domingo de Páscoa. Elas vão de porta em porta pedindo doces e costumam entregar de volta ramos de salgueiro decorados. A tradição vem da lenda de que as bruxas foram a Blåkulla antes da Páscoa – para festejar com o diabo. Para garantir que elas não voltarão, eles acendem grandes fogueiras no Domingo de Páscoa.
África do Sul
Na África do Sul o feriado é estendido até a Segunda-Feira de Páscoa. O feriado tem como objetivo, dar aos sul-africanos um dia para poderem se recuperar das celebrações religiosas.