Publicidade
Brasil

Onça que atacou caseiro não retornará ao habitat natural

Informação foi confirmada pelo ICMBio; animal foi resgatado com sinais de desidratação e baixo do peso

Imagem da noticia Onça que atacou caseiro não retornará ao habitat natural
Onça que atacou caseiro não retornará ao habitat natural Foto: Saul Schramm/Governo de MS
Publicidade

A onça-pintada que atacou o caseiro Jorge Ávalos, de 60 ano, no Mato Grosso do Sul, não retornará à natureza, segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio). O animal, que é um macho, foi capturado nesta quinta-feira(24), e encaminhado ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

Segundo informações do CRAS, a onça pesava 94 quilos, muito abaixo dos 120 quilos adequados para a espécie. O animal foi capturado com sinais de desidratação.

O ICMBio informou nesta sexta-feira(25), que a onça deverá ser destinada a uma instituição mantenedora de fauna apta a recebê-lo e será incorporado ao Programa de Manejo Populacional da Onça-Pintada, coordenado pela instituição. Portanto, o macho não retornará ao seu habitat natural, já que precisa de uma série de cuidados médicos.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) ainda alerta que casos de ataques de onça contra humanos são extremamente raros. Segundo o órgão, somente dois casos no Brasil foram confirmados.

+ Justiça determina que zoológico de Sorocaba transfira elefante Sandro para santuário no Mato Grosso

Relembre o caso

O caseiro Jorge Ávalo trabalhava em uma fazenda e morreu, na última segunda-feira (21), após ter sido atacado por uma onça-pintada no interior do Mato Grosso do Sul. Os vestígios do corpo encontrados na terça-feira (22) indicavam o ataque.

Segundo a Polícia Ambiental, a vítima foi levada para a mata fechada. Durante as buscas de três dias, o animal foi visto próximo ao corpo do caseiro. Um dos membros da equipe chegou a ser atacado pela onça-pintada e ficou ferido. As autoridades afirmaram que o local fica no encontro dos rios Miranda e Aquidauana, que estão cheios por conta das chuvas, dificultando as buscas.

Publicidade

Assuntos relacionados

Onça-pintada
Ataque
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade