Publicidade
Brasil

Justiça determina que zoológico de Sorocaba transfira elefante Sandro para santuário no Mato Grosso

Prefeitura tem até 45 dias para a transferir o animal ao Santuário de Elefantes Brasil

Imagem da noticia Justiça determina que zoológico de Sorocaba transfira elefante Sandro para santuário no Mato Grosso
Justiça determina que zoológico transfira elefante Sandro para santuário no Mato Grosso | Reprodução
Publicidade

A Justiça de São Paulo acolheu um pedido Ministério Público e determinou, nesta sexta-feira(25), que o elefante Sandro seja transferido do zoológico municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, interior paulista. O animal deve ser encaminhado, em até 45 dias, para ao Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

+ Elefante Sandro é alvo de disputa entre promotoria, entidades e Prefeitura de Sorocaba (SP)

Sandro tem mais de 40 anos e está desde 2020 sem a companhia de outro animal da mesma espécie, depois que Haisa, sua companheira morreu. Segundo a promotoria, essa condição de isolamento, aliada à limitação de espaço e exposição contínua a visitantes, compromete o bem-estar do elefante.

O magistrado Alexandre de Mello Guerra argumenta, em sua decisão, que o zoológico Quinzinho não reúne condições de garantia digna de vida para o animal. O magistrado também não aceitou os argumentos da administração de Sorocaba para justificar a manutenção de Sandro, que alegava riscos de transporte e exposição a agentes infecciosos.

“Na garantia da proteção dos direitos à fauna, realizar a transferência para ambiente adequado, providenciando-se, para tanto, o quanto necessária”, afirmou Guerra na sentença.

+ Menino de 7 anos morre após ser picado por escorpião em Minas Gerais

Disputa judicial

Em 2022, o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública para que Sandro fosse transferido para o Santuário de Elefantes, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Atualmente lá vivem cinco elefantas resgatadas. O documento de três anos atrás alegava que o recinto, em que ainda hoje vive o animal, não tinha espaço suficiente para que o mamífero de grande porte viva de forma saudável.

Em abril de 2022, a Justiça negou a transferência do Sandro baseada no argumento de que o transporte podia trazer riscos à saúde dele, por conta da idade avançada.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade