Publicidade
Brasil

Elefante Sandro é alvo de disputa entre promotoria, entidades e Prefeitura de Sorocaba (SP)

Entidades alegam que espaço onde o bicho está é pequeno e pedem transferência para santuário

Publicidade

Um gigante que fica pequeno perto da briga judicial que envolve ele. De um lado está a Prefeitura de Sorocaba, interior de São Paulo. Do outro, estão entidades dos direitos dos animais, junto ao Ministério Público do Estado. A discussão entre as partes é antiga quando o assunto é a permanência do elefante Sandro no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

Em 2022, o MP ajuizou uma ação civil pública para que Sandro seja transferido para o Santuário de Elefantes, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Atualmente lá vivem cinco elefantas resgatadas. O documento de três anos atrás alegava que o recinto, em que ainda hoje vive o animal, não tinha espaço suficiente para que o mamífero de grande porte viva de forma saudável.

Em abril de 2022, a Justiça negou a transferência do Sandro baseada no argumento de que o transporte podia trazer riscos à saúde dele, por conta da idade avançada. Recentemente, o Tribunal de Justiça solicitou uma nova perícia para determinar as condições de saúde do elefante e voltar a debater o que seria melhor para ele: viver no zoo ou no santuário.

+ Mulher é presa por maus-tratos a poodle idoso em Fortaleza

Mais de 50 anos

Sandro tem mais de 50 anos e vive há 40 no Quinzinho de Barros. Até 2020, ele tinha uma companheira, a Haisa. Com a morte dela, aumentaram as preocupações sobre o bem-estar emocional do bicho.

O biólogo Caio Fernandes acredita que outros fatores precisam ser levados em consideração para a decisão de transferir ou não o Sandro, como a adaptação dele a um novo lugar depois de tanto tempo.

"Como ele é o primeiro macho a chegar ao santuário, então a gente não sabe qual vai ser a atitude que ele vai tomar e que as fêmeas vão tomar também. A gente não faz ideia do que possa acontecer, se vale todo esse estresse", argumenta.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade