Aposentados são vítimas do “golpe do golpe” com descontos indevidos e falsas promessas de ajuda
Estelionatários usam os descontos não autorizados, se passam por funcionários da Previdência e aplicam novo golpe para conseguir acesso a dados pessoais
Flavia Travassos
Lucio Sturm
Não bastassem os descontos ilegais nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, na fraude descoberta pela Polícia Federal, agora quadrilhas também se aproveitam da fragilidade das vítimas para aplicar novo golpe em idosos. Criminosos ligam para beneficiários se passando por funcionários do INSS e oferecem ajuda para recuperar o dinheiro perdido.
+Foi vítima do esquema de fraude no INSS? Saiba como ser ressarcido
É o chamado “golpe do golpe”. O aposentado Antonio foi um dos idosos que recebem essas falsas ligações. “Me ligaram dizendo que era do INSS, que tinham constatado o desconto na minha conta... Aí já vão perguntando nome, endereço, CPF...”, relata.
Na esperança de reaver os valores, as vítimas acabam confiando nos criminosos. Segundo o advogado Tarcísio Braga, “é o chamado golpe do golpe. Acaba induzindo o aposentado a acreditar que vai ter o valor devolvido”.
+ Aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS receberão valores de volta a partir de maio
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Rodolfo Hammer, alerta sobre o objetivo dos golpistas: obter a senha do portal Gov.br. “A partir do momento em que têm o CPF e a senha, eles acessam toda a plataforma do INSS, incluindo informações pessoais, e também o sistema da Receita Federal, com dados do imposto de renda, bens e patrimônio.”
Com esses dados, os criminosos podem solicitar empréstimos, abrir crediários e até emitir documentos falsos em nome das vítimas.