Aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS receberão valores de volta a partir de maio
Alessandro Stefanutto, que era presidente do INSS, foi demitido pelo governo após operação que identificou fraudes
Yumi Kuwano
O Ministério da Previdência disse, nesta sexta-feira (25), que os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos não autorizados, para entidades terão a devolução dos valores no pagamento de maio.
No entanto, inicialmente, serão creditados valores descontados no mês de abril. Os descontos anteriores ainda serão avaliados pelo grupo criado pela Advocacia-Geral da União (AGU) para tratar do tema.
"Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de abril terão o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento (maio) e as demais mensalidades foram descontinuadas", diz texto.
+ Sindicato que tem irmão de Lula como vice-presidente nega envolvimento em fraudes no INSS
O governo suspendeu nesta semana todos os descontos de entidades, como associações e sindicatos. O problema veio à tona após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na quarta (23), uma operação contra um esquema de descontos indevidos nas mensalidades de segurados do INSS.
O presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, foi demitido pelo governo após a operação. Outros cinco servidores do órgão e um policial federal foram afastados dos cargos por suspeita de envolvimento no esquema de desvios.