Mundo

Governo Trump suspende compartilhamento de inteligência com a Ucrânia

Decisão corta acesso de Kiev a informações estratégicas no campo de batalha, EUA sinaliza que suspensão "pode ser temporária"

Imagem da noticia Governo Trump suspende compartilhamento de inteligência com a Ucrânia
Trump suspende compartilhamento de inteligência com a Ucrânia | Divulgação
• Atualizado em

Os Estados Unidos suspenderam o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, interrompendo o fluxo de informações que têm ajudado o país a enfrentar as forças russas na guerra de mais de três anos. Autoridades do governo Trump indicaram nesta quarta-feira (5) que a suspensão pode ser temporária, dependendo das negociações entre Washington e Kiev.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A inteligência fornecida pelos EUA tem sido crucial para a defesa ucraniana, permitindo o rastreamento de movimentações russas e a seleção de alvos estratégicos. Essa decisão ocorre após o anúncio de Trump de interromper o envio de ajuda militar ao país até então aliado.

"Recuamos um passo e estamos pausando e revisando todos os aspectos dessa relação", afirmou o assessor de segurança nacional Mike Waltz.

Fontes do alto escalão do governo apontaram para a Associated Press que a medida faz parte de negociações mais amplas entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para um possível acordo de paz com a Rússia. Caso haja avanços, o fluxo de inteligência poderá ser retomado.

A Ucrânia depende dessas informações para operar sistemas de foguetes HIMARS e mísseis ATACMS, ambos fornecidos pelos EUA. Além disso, a inteligência ocidental foi decisiva nos primeiros dias do conflito.

A decisão gerou críticas entre líderes europeus e democratas em Washington, que acusam Trump de enfraquecer um aliado estratégico no enfrentamento à Rússia.

Últimas Notícias