Publicidade
Mundo

Furacão Oscar chega a Cuba com ventos de 120km/h

Moradores enfrentam fenômeno em meio a terceiro dia de apagão nacional

Imagem da noticia Furacão Oscar chega a Cuba com ventos de 120km/h
Furacão Oscar atingiu costa de Cuba | Divulgação/Partido Comunista de Cuba
Publicidade

O furacão Oscar atingiu a costa de Cuba na noite de domingo (20). Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o fenômeno chegou à ilha na categoria 1, provocando tempestades e ventos de 120 km/h no leste do país. Em alguns locais, como na cidade de Baracoa, as ondas chegaram a 2 metros de altura.

Ao todo, são esperadas 15 a 30 centímetros de precipitação de chuva até quarta-feira (23). Em alguns locais isolados, a previsão é de 46 centímetros de precipitação.

A chegada do furacão Oscar acontece em meio a uma onda de apagões em Cuba. Desde a última sexta-feira (18), o país vem sofrendo com a falta de energia elétrica, o que forçou o governo a suspender temporariamente as atividades “não essenciais” e as aulas. Devido ao furacão, também foram instalados 20 centros para evacuados.

"Tendo em vista a iminente passagem do furacão Oscar pelo nosso país e o período de recuperação, bem como os trabalhos a decorrer para a restauração do sistema elétrico nacional, foi decidido suspender as atividades administrativas não essenciais e as atividades de ensino até 23 de outubro", disse o executivo cubano.

+ Milton, Helene, Katrina: Como se escolhe o nome de um furacão

Apesar da suspensão, as autoridades não explicaram o motivo da falta de energia. O governo cubano, no entanto, vem atribuindo a rotina de apagões à infraestrutura deteriorada das usinas termelétricas e à escassez de combustível. O aumento da demanda de energia por pequenas e médias empresas também parece estar afetando o sistema.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade