Furacão Milton: Ventos fortes derrubam guindastes em cidades da Flórida
Tempestade baixou para categoria 1, mas continua provocando chuvas fortes e rajadas de ventos de 140 km/h
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou, nesta quinta-feira (10), que recebeu vários relatos da queda de guindastes em cidades da Flórida. Apesar de enfraquecer para a categoria 1 – a mais baixa da escala –, a tempestade continua provocando chuvas fortes e rajadas de ventos de 140 km/h.
+ Furacões estão mais frequentes e destrutivos? Entenda
Um dos guindastes caiu em São Petersburgo, na 1st Avenue South, perto dos escritórios do jornal Tampa Bay Times. Imagens nas redes sociais mostram alguns equipamentos caídos no chão e apoiados em prédios:
O furacão Milton atingiu a costa da Flórida enquanto estava na categoria 3, com rajadas de ventos de mais de 200 km/h. Cerca de 125 casas foram destruídas antes mesmo da tempestade atingir a costa, muitas delas em comunidades para idosos.
Até o momento, as autoridades contabilizam 3 milhões de imóveis sem energia elétrica. Muitos moradores de São Petersburgo também estão sem água potável, depois que as empresas foram forçadas a desligar o sistema devido aos danos causados pelo furacão. A população foi aconselhada a ferver qualquer água usada para beber ou cozinhar.
+ Milton, Helene, Katrina: Como se escolhe o nome de um furacão
No condado de St. Lucie, o xerife Keith Pearson disse que carros ficaram capotados e foram levados pelo vento. Ele relatou ainda que “algumas vidas foram perdidas”.
Antes da chegada do furacão, mais de 1 milhão de moradores deixaram a costa da Flórida, seguindo o aviso do presidente Joe Biden de que era “uma questão de vida ou morte”. Aqueles que decidiram ficar foram orientados a anotar o nome e a data de nascimento com tinta permanente nos braços, para facilitar a identificação de possíveis vítimas.
"O que provavelmente encontraremos pela manhã são corpos. É sombrio em algumas dessas áreas”, disse Melanie Bevan, chefe da Polícia de Bradenton, à BBC.
+ Furacão Milton arranca cobertura de estádio de beisebol na Flórida
Em comunicado, o Serviço Nacional de Meteorologia disse que o furacão Milton continuará provocando "chuvas devastadoras e ventos prejudiciais" em toda a península central da Flórida ao longo desta quinta-feira, com possibilidade de inundações. Isso deve acontecer antes do fenômeno sair do estado, no final do dia, para o Oceano Atlântico.