Mundo

Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça região do Caribe com ventos de até 260 km/h

Tempestade é a mais forte da história recente da região e deve provocar inundações e destruições

Imagem da noticia Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça região do Caribe com ventos de até 260 km/h
Furacão Melissa | Reprodução
,
Publicidade

O furacão Melissa, que se aproxima do Caribe e deve atingir diretamente a Jamaica, alcançou a categoria 5, o nível máximo na escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados de até 260 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

De acordo com o NHC, "ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas vão piorar na Jamaica ao longo do dia e durante a noite".

+ Partido de Javier Milei vence eleições legislativas na Argentina e amplia força no Congresso

Evan Thompson, diretor do serviço meteorológico jamaicano, afirmou que o fenômeno deve começar a impactar o país entre a noite desta segunda-feira (27) e a madrugada de terça (28). A previsão aponta chuvas intensas, entre 50 e 75 centímetros nas regiões leste e centro-sul da ilha, podendo superar esse volume em áreas montanhosas.

O furacão é monitorado desde o último fim de semana. Ele estava localizado a cerca de 205 km ao sul-sudoeste de Kingston, capital jamaicana, e a aproximadamente 505 km ao sudoeste de Guantánamo, em Cuba. O furacão se desloca lentamente, a cerca de 6 km/h, segundo o NHC. Melissa é considerado o furacão mais forte da história recente.

+ Trump deseja feliz aniversário a Lula, mas não garante acordo para fim das tarifas

O governo jamaicano ordenou que moradores saiam de Kingston, Porto Real e outras regiões da ilha. Há cerca de 900 abrigos disponíveis à população. Os dois aeroportos internacionais do país foram fechados nesse domingo (25).

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade