Mundo

Fed corta juros dos EUA em 0,25 p.p pela segunda vez

Decisão ocorre após a divulgação de uma inflação menor que o previsto e de novos indícios de desaceleração no mercado de trabalho do país

Imagem da noticia Fed corta juros dos EUA em 0,25 p.p pela segunda vez
Sede do FED
• Atualizado em

O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, reduziu as taxas de juros em 0,25 ponto percentual, para a faixa entre 3,75% a 4% ao ano. Esse foi o segundo corte consecutivo nos juros do país.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Em setembro, os integrantes do Fomc (Federal Open Market Committee), equivalente ao Comitê de Política Monetária do Brasil, responderam às preocupações com a fraqueza do mercado de trabalho, em um movimento que obteve o apoio da maioria dos indicados do presidente norte-americano, Donald Trump, para o Fed.

Apenas o novo diretor Stephen Miran, que entrou para o Fed recentemente, e está de licença como chefe do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, divergiu a favor de um corte de 0,50 ponto percentual, e Jeffrey R. Schmid, que preferia nenhuma mudança na faixa-alvo da taxa dos fundos federais.

Em comunicado, o Fomc indicou que a atividade econômica do país tem se expandido em um ritmo moderado, enquanto a geração de empregos desacelerou neste ano, e a taxa de desemprego aumentou ligeiramente, mas permaneceu baixa até agosto. Ao mesmo tempo, a inflação aumentou desde o início do ano e continua relativamente elevada.

"O Comitê busca alcançar o máximo emprego e uma taxa de inflação de 2% no longo prazo. A incerteza em relação às perspectivas econômicas permanece elevada. O Comitê está atento aos riscos relacionados aos dois lados de seu duplo mandato e considera que os riscos negativos para o emprego aumentaram nos últimos meses.", afirma o comunicado.

Últimas Notícias