Exclusivo: comoção marca o enterro do brasileiro que foi ajudar a Ucrânia na guerra; veja VÍDEO
Aos 24 anos, o jovem faleceu em combate no início deste mês e foi enterrado nesta quinta-feira (18)
Rússia e Ucrânia não divulgam o número oficial de soldados mortos na guerra entre as duas nações, que dura mais de 2 anos. Uma estimativa da rede britânica BBC mostra que 50 mil combatentes morreram no conflito, entre eles, um brasileiro: Murilo Lopes Santos.
O SBT teve acesso, com exclusividade, a imagens do enterro do soldado brasileiro ocorrido nesta quinta-feira (18). Veja mais no vídeo acima. Aos 24 anos, o jovem faleceu em combate no início deste mês.
Antes, Murilo tinha revelado a amigos a vontade de ser enterrado no país que escolheu defender na guerra, o que aconteceu com anuência da família.
O Brasil já perdeu 4 pessoas que foram contribuir na guerra, segundo o Itamaraty, que confirma outros quatro desaparecidos.
Encontro Europeu
Nesta quinta-feira (18), na Inglaterra, acontece o encontro da Comunidade Política Europeia. Convidado de honra, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy ouviu promessas de ajuda internacional — mas avisou que é preciso mais.
Zelenskyy disse a aliados Ocidentais que eles podem usar aviões para derrubar mísseis lançados contra a Ucrânia, sem precisar entrar no país.
O presidente seguiu essa mesma linha no fim do ano passado, no início da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, quando essa mesma estratégia foi adotada por aliados israelenses.
“Eles acreditam que podem destruir a Rússia militarmente e eu discordo. A solução para esse conflito não está no campo de batalha”, afirmou o húngaro Viktor Orbán, um dos líderes da extrema-direita.