EUA: Trump vence primárias na Carolina do Sul e se aproxima de indicação republicana às eleições de 2024
Vitória poderia resultar em uma revanche com o presidente Joe Biden nas urnas
Camila Stucaluc
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu as primárias presidenciais republicanas da Carolina do Sul, realizadas no sábado (24), derrotando a concorrente Nikki Haley. Com isso, o político se aproxima ainda mais de ser indicado como candidato pelo Partido Republicano às eleições presidenciais de 2024, programadas para novembro.
+ Trump aparece com 37% das intenções de voto contra 34% de Biden em possível revanche
Isso porque Trump venceu todas as primárias até o momento - Iowa, New Hampshire, Nevada e Ilhas Virgens Britânicas. A vitória na Carolina do Sul, no entanto, evidenciou o apoio ao ex-presidente, uma vez que Haley já foi governadora do estado. Apesar da derrota, ela disse que é “uma mulher de palavra” e que “irá desistir da luta”.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão marcadas para o dia 5 de novembro. Antes de anunciarem os concorrentes, tanto o partido Partido Democrata como o Partido Republicano usam eleições primárias para selecionar os respectivos candidatos ao pleito.
A próxima parada no calendário de nomeações do Partido Republicano é Michigan, onde os republicanos votarão nas primárias na terça-feira (27). Posteriormente, está prevista a chamada Super Terça, em 5 de março, quando 15 estados vão votar. Caso ganhe, Trump será nomeado candidato pelos republicanos para as eleições pela terceira vez.
Do lado democrata, o presidente Joe Biden vem enfrentando as primárias com o deputado Dean Phillips de Minnesota e a autora Marianne Williamson. A indicação do atual líder é quase dada como certa, o que resultaria em uma revanche com Trump nas urnas. Na última vez, em 2021, a vitória de Biden provocou a invasão e depredação do Capitólio por apoiadores de Trump.