Eleições nos EUA: Biden vence com folga as primárias na Carolina do Sul
Atual presidente ganha ainda mais força para representar os democratas no pleito
Joe Biden, venceu com tranquilidade as primárias democratas na Carolina do Sul, neste sábado (04). Foram derrotados o deputado Dean Phillips de Minnesota e a autora Marianne Williamson, que têm chances cada vez menores de atrapalhar os planos do atual presidente dos EUA de disputar a reeleição.
Foram conquistados todos os 55 delegados democratas do estado.
Em comunicado, Biden agradeceu a população do estado. “Em 2020, foram os eleitores da Carolina do Sul que provaram que os especialistas estavam errados, deram nova vida à nossa campanha e nos colocaram no caminho para ganhar a presidência”. “Agora, em 2024, o povo da Carolina do Sul falou novamente e não tenho dúvidas de que você nos colocou no caminho para ganhar a Presidência novamente – e fazer de Donald Trump um perdedor – novamente.”
O presidente dos Estados Unidos pressionou para que houvesse uma mudança no calendário das primárias democratas e que a Carolina do Sul abrisse as disputas. Foi lá, em 2020, que ele reverteu derrotas em Iowa, New Hampshire e Nevada e se consolidou como representante do partido à Casa Branca.
A representatividade negra na Carolina do Sul é ampla, com 26% do eleitorado, e a importância explicada pelos números. Os negros representam 11% do eleitorado norte-americano e 9 em cada 10 apoiaram o democrata contra Trump, de acordo com a pesquisa AP Vote Cast. Importante lembrar também que Biden foi vice de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA e tem Kamala Harris como vice.
* Com informações da Associated Press