EUA enviam recursos para assistência humanitária no RS
Segundo um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano, o governo brasileiro lidera uma "resposta muito robusta" no sul do Brasil
Patrícia Vasconcellos
Washington DC - Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, em resposta ao SBT, detalhou a ajuda que o governo americano destinou ao Brasil para apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo o porta-voz da Casa Branca, "o governo do Brasil está liderando uma resposta muito robusta, mobilizando cerca de 15.000 equipes de emergência e aeronaves, barcos e veículos rodoviários". Ele afirma que o governo dos Estados Unidos apoia esses esforços e que até agora, foram enviados U$ 20 mil para kits de higiene e materiais de limpeza por meio de programas regionais existentes. Outros U$ 100 mil em assistência humanitária também já estão sendo encaminhados. "Permanecemos em estreita coordenação com atores humanitários locais para oferecer nosso apoio aos brasileiros neste momento de necessidade", afirmou o porta-voz.
No sábado (11), a Casa Branca emitiu um comunicado. No texto, o presidente Joe Biden afirmou que ele e a primeira-dama Jill estão profundamente entristecidos pelas vidas perdidas e devastação causadas pela enchente no Brasil. "Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham no resgate e na promoção da assistência médica às famílias", disse o presidente americano.
No fim de semana, Biden afirmou que sua administração já estava em contato com os parceiros brasileiros e que os Estados Unidos já trabalhavam para prover a assistência necessária à população do Brasil em coordenação com as autoridades brasileiras que lideram a resposta ao que acontece no sul do país. "Os Estados Unidos se mantém junto ao Brasil neste momento difícil", disse Biden.