EUA, Coreia do Sul e Japão realizam treinamento de guerra em crise com Coreia do Norte
A demonstração bélica ocorreu após líder norte-coreano testar novo míssil e afirmar que não terá reconciliação com o Sul
Derick Toda
Os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão realizaram uma demonstração bélica em um exercício naval que envolveu um porta-aviões americano, nove navios de guerra e dois destroieres dos países asiáticos, nesta quarta-feira (17), nas águas internacionais da Península Coreana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, a ação ocorreu para aprimorar as capacidades de respostas dos países contra ameaças nucleares, de mísseis e avanços subaquáticos norte-coreanos, além do tráfico marítimo de armas de grande destruição.
O treinamento militar ocorre em meio a uma profunda crise entre a Coreia do Sul e a do Norte.
+ Coreia do Norte ameaça lançar ataque nuclear se for provocada por Coreia do Sul e EUA
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, em um discurso ao parlamento, afirmou na terça-feira (16), que não buscará uma reconciliação com seu vizinho e proibiu que instituições governamentais tenham relações com o Sul.
Kim ainda classificou os sul-coreanos como “fantoches de primeira classe” da América.
No domingo (14), a Coreia do Norte realizou seu primeiro teste balístico no ano. A mídia estatal descreveu como um novo míssil que tem um alcance intermediário equipado com uma ogiva hipersônica.
*Com informações da Associated Press