Coreia do Norte ameaça lançar ataque nuclear se for provocada por Coreia do Sul e EUA
Tensão entre países aumenta com testes balísticos de Pyongyang; Japão, EUA e Coreia do Sul pedem diálogo
Camila Stucaluc
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmou que não hesitará em lançar um ataque nuclear se for provocado com armas nucleares. O alerta, divulgado pela estatal KCNA, ocorreu após representantes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul se reunirem em Washington para debater a dissuasão nuclear em caso de conflito com Pyongyang.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Isso porque Kim Jong-un continua promovendo testes balísticos, o que vem aumentando a tensão entre os países, bem como com o Japão. Na última 2ª feira (18.dez), por exemplo, o país lançou um míssil balístico de longo alcance no Mar do Leste. A arma tem capacidade de alcançar mais de 15 mil km, podendo atingir todo o território dos Estados Unidos.
Em nota conjunta, o Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos condenaram o teste norte-coreano, alegando que o lançamento constitui uma violação flagrante de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Os países afirmaram ainda que os testes ameaçam a paz e estabilidade regional.
+ Após dia de protestos, Milei anuncia decreto para desregular economia
Os três países alertaram a Coreia do Norte a parar de realizar provocações e aceitar o apelo para participar de um diálogo. Para mostrar a potência armamentista, o trio também realizou um exercício aéreo conjunto envolvendo um bombardeio estratégico, além de ativar um sistema para compartilhar informações em tempo real sobre os lançamentos norte-coreanos.