EUA alertam que guerra entre Israel e Hamas pode se espalhar pelo Oriente Médio
Secretário de Estado afirmou que irá mediar diálogos para garantir controle do conflito e proteção de civis
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, alertou, no domingo (7) que a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas pode se espalhar pelo Oriente Médio, ameaçando a segurança dos países. A declaração foi dada pouco antes de Blinken embarcar para a região, onde visitará Israel pela quarta vez desde o início do conflito.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Este é um momento de profunda tensão na região. Este é um conflito que pode facilmente se espalhar, causando ainda mais insegurança e ainda mais sofrimento”, disse Blinken. “Conversaremos com aliados e parceiros para analisar os meios e as influências que podem ser utilizadas para garantir que o conflito não se espalhe”, acrescentou.
A guerra começou no dia 7 de outubro, após o Hamas atacar e matar 1,4 mil pessoas durante um festival de música eletrônica em Israel. Os combates se concentram na Faixa de Gaza, onde o grupo é dominante. Durante os conflitos, no entanto, outros movimentos começaram a se envolver, como o libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, que vem atacando partes de Israel.
+ Israel diz ter concluído desmanche das estruturas do Hamas no Norte de Gaza
Na declaração, Blinken também citou a proteção de civis em Gaza. Segundo o secretário de Estado, as negociações serão reforçadas para garantir a segurança dos civis, uma vez que mais de 22 mil civis já morreram em decorrência da guerra. Ele ainda comentou sobre o deslocamento em massa da população, dizendo que os civis não devem ser pressionados a deixar a região.