Hezbollah faz ataques no norte de Israel
Disparo de foguetes seria em resposta a morte de vice-líder do Hamas
O grupo Hezbollah disparou dezenas de foguetes contra o norte de Israel neste sábado (06.jan). O ataque acontece um dia depois do líder do grupo libanes, Sayyed Hassan Nasrallah, dizer que era preciso retaliar a morte do vice-líder político do Hamas, Saleh Arouri.
Arouri morreu após um ataque com drones em Beirute, capital do Líbano, no começo da semana. Ele é considerado a figura mais importante do Hamas a ser atingida desde o aumento das ofensivas entre Israel e Palestina, após os ataques de 7 de outubro. Arouri é um dos fundadores da ala militar do grupo e chefiava a presença de militantes na Cisjordânia. Além de ser considerado um elo importante com o Hezbollah.
O grupo libanês informou que, neste sábado, foram disparados 62 foguetes contra uma base de vigilância aérea israelense em Monte Meron, além de outros ataques a dois postos militares na fronteira. Já militares israelenses disseram que foram cerca de 40 foguetes contra Meron e que uma base foi atacada.
Este novo capítulo de tensão na região começou após o Hamas realizar um ataque surpresa no sul de Israel em outubro. Cerca de 1.200 pessoas morreram. Outras 250 foram feitas reféns. Desde o início da guerra, o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, disse que 22.722 palestinos foram mortos. Só nas últimas 24 foram, 122 perderam as vidas. Do total, o ministério afirma que dois terços são mulheres e crianças.