Mundo

Estados Unidos e China anunciam acordo comercial após guerra tarifária

Representantes dos países se reuniram em Londres; segundo Donald Trump, entendimento prevê alívio mútuo nas exportações de terras raras e vistos estudantis

Imagem da noticia Estados Unidos e China anunciam acordo comercial após guerra tarifária

Estados Unidos e China chegaram a um acordo para implementar uma trégua comercial, informaram autoridades de ambos os países nesta quarta-feira (11), após concluírem dois dias de negociações em Londres. O objetivo do encontro foi reduzir a tensão e aliviar as restrições de exportação impostas por ambos desde que Trump início sua guerra tarifária.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo o negociador comercial da China, Li Chenggang, os representantes dos dois países concordaram “em princípio” em colocar em prática o consenso alcançado na rodada anterior de negociações em Genebra, em maio, e em uma ligação entre os líderes das duas nações na semana passada. A declaração foi feita a repórteres em Londres e divulgada pela emissora estatal chinesa CGTN.

Em postagem na Truth Social, o presidente Donald Trump também se pronunciou sobre o tema: "Nosso acordo com a China está feito”, escreveu ele em letras maiúsculas, destacando que ambos os lados concordaram em aliviar as restrições de exportação.

Ainda segundo Trump, os Estados Unidos voltarão a permitir que estudantes universitários chineses ingressem em universidades americanas, revendo uma medida anterior anunciada pelo secretário de Estado Marco Rubio que previa o cancelamento de vistos.

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, informou que a proposta será agora apresentada aos líderes dos dois países para aprovação. “Se for aprovada, implementaremos o acordo”, afirmou ele em uma coletiva de imprensa em Londres, segundo a agência Reuters.

Últimas Notícias