Mundo

Era digital: Dinamarca se torna primeiro país a encerrar envio de cartas pelos Correios

PostNord, responsável pelo serviço no país, disse que decisão foi tomada devido à queda de 90% na demanda

Imagem da noticia Era digital: Dinamarca se torna primeiro país a encerrar envio de cartas pelos Correios
Dinamarca se torna primeiro país a encerrar envio de cartas | Pexels

A Dinamarca encerrou oficialmente o serviço de entrega de cartas, tornando-se o primeiro país no mundo a suspender a atividade. A medida já havia sido comunicada em março pela PostNord, estatal equivalente aos Correios no Brasil, devido à queda de 90% na demanda nos últimos 25 anos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo a emissora dinamarquesa DR, as últimas cartas foram entregues na terça-feira (30), encerrando 400 anos de serviço. Ao comentar sobre o assunto, o CEO da PostNord, Kim Pedersen, disse que a empresa estava "fechando um capítulo enquanto abria outro".

"Houve uma grande queda no envio de cartas em favor dos meios eletrônicos de comunicação. Estamos encerrando a distribuição de cartas após séculos, mas estamos abrindo um novo capítulo onde os dinamarqueses mais precisam de nós: no comércio eletrônico, onde os pacotes agora superam as letras", disse.

Ele descreveu a mudança como necessária para criar um "negócio sustentável", embora isso tenha um “custo humano”. A reestruturação resultará na perda de aproximadamente 1.500 empregos e na remoção das 1.500 caixas de correio vermelhas icônicas em todo o país.

Apesar do encerramento do serviço pela PostNord, o ministro dos Transportes, Thomas Danielsen, garantiu que os dinamarqueses ainda poderão enviar e receber cartas por meio de empresas privadas de entrega, a preços de mercado. “Há um mercado livre para cartas e encomendas”, afirmou.

Assuntos relacionados

Mundo
Dinamarca
Correios
digital

Últimas Notícias