Emmanuel Macron vota no segundo turno das eleições legislativas na França
Segundo o Ministério do Interior e Territórios Ultramarinos do país, a taxa de participação nas eleições legislativas, às 12h, no horário local, era de 26,63%
O presidente da França, Emmanuel Macron, votou, neste domingo (7), no segundo turno das eleições legislativas do país europeu. Ele e a primeira-dama, Brigitte Macron, foram juntos votar em uma seção eleitoral na comuna de Le Touquet-Paris-Plage, no norte da França.
+ Milei chega ao Brasil para evento conservador e é recebido por Bolsonaro em SC
Segundo o Ministério do Interior e Territórios Ultramarinos do país, a taxa de participação nas eleições legislativas, às 12h, no horário local, era de 26,63%. Em 2022, na mesma época, a taxa era de 18,99%.
Assim como no primeiro turno, no final de semana passado, as pesquisas apontam para uma vitória da extrema-direita no segundo. Ela deve levar mais assentos no Parlamento, mas não a maioria necessária para formar um governo.
Diferentemente do Brasil, o sistema eleitoral da França elege os deputados em dois turnos. O país é dividido em distritos, e cada uma dessas regiões pode eleger apenas um representante. Naquelas onde nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos, ocorre o segundo turno.
As eleições foram antecipadas depois que Emmanuel Macron dissolveu o Parlamento, numa tentativa de levar o Legislativo do país para o "centro".