Embaixada do Reino Unido desmente boatos de morte do rei Charles III
Teorias surgiram em meio à falta de aparições públicas do monarca, que está em tratamento de câncer
A diplomacia britânica desmentiu as teorias da conspiração sobre o rei Charles III. Em comunicado divulgado nessa segunda-feira (18), a Embaixada do Reino Unido na Ucrânia afirmou que os boatos que se espalharam pelas redes sociais nas últimas semanas alegando que o monarca tenha morrido são falsos.
Essa não é a primeira vez que as teorias são desmentidas. O Palácio de Buckingham, responsável pela assessoria de Charles, já havia classificado como "falso" um comunicado que informava a morte do rei, divulgado em sites russos e asiáticos. Tudo isso acontece em meio à falta de aparições públicas de Charles, que está em tratamento de câncer.
O quadro de saúde de Charles, de 75 anos, foi informado pelo Palácio de Buckingham em fevereiro. O tipo de câncer, contudo, não foi revelado, assim como o tipo de tratamento. Os assessores informaram apenas que a doença foi descoberta em janeiro, quando o monarca passava por um procedimento para tratar um aumento benigno da próstata.
Com o tratamento, Charles precisou adiar as funções públicas. No último dia 11, por exemplo, o monarca deixou um vídeo gravado para a celebração do 75º aniversário da Commonwealth — um grupo de 56 países que se formou a partir do Império Britânico. Em outros eventos, ele foi representado pela rainha Camilla e pelo príncipe William.
+ Rei Charles III está 'extremamente bem', diz rainha Camilla
Em nota, o Palácio de Buckingham disse que Charles continua tratando dos negócios do Estado e da documentação oficial de casa. O monarca também vem se comunicando com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, por telefone, e com outras autoridades.
Teorias também envolvem a princesa Kate
Outro nome da família real que está dominando as redes sociais é o da princesa de Gales, Kate Middleton. Ela passou por uma cirurgia abdominal em janeiro e, desde então, não foi vista em público. O sumiço fez com que internautas começassem a questionar o estado de saúde da princesa, e até mesmo uma possível separação com William.
+ Entenda os mistérios que rondam Kate Middleton
Nesta semana, no entanto, Kate foi vista em uma loja rural nas proximidades do Castelo de Windsor ao lado de William, afastando os rumores. De acordo com tabloides, antes da visita à loja, o casal real passeou próximo à casa de campo, seguindo uma atividade esportiva com os três filhos — George, de 10 anos; Charlotte, de oito; e Louis, de cinco.