Rei Charles III está 'extremamente bem', diz rainha Camilla
Monarca de 75 anos foi diagnosticado com câncer e passou pela primeira sessão de tratamento nesta semana
A rainha Camila, esposa do rei Charles III, do Reino Unido, disse que o monarca está “extremamente bem”, apesar do diagnóstico de câncer. Em primeiro compromisso público desde a revelação, na quinta-feira (8), Camilla informou que Charles passou pela primeira sessão de tratamento e que se emocionou com todas as mensagens do público.
“Ele [Charles] está indo extremamente bem, dadas as circunstâncias. Ele está muito emocionado com todas as cartas e as mensagens que o público tem enviado de todos os lugares. Isso é muito animador", disse Camilla.
O quadro de saúde de Charles, de 75 anos, foi informado pelo Palácio de Buckingham na segunda-feira (5). O tipo de câncer, no entanto, não foi revelado pelas autoridades, que informaram apenas que a doença foi descoberta no final de janeiro, quando o monarca passava por um procedimento para tratar um aumento benigno da próstata.
"Sua Majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares, durante os quais foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público. Ao longo deste período, Sua Majestade continuará a tratar dos negócios do Estado e da documentação oficial como habitualmente", disse o Palácio de Buckingham.
+ O câncer do Rei e o câncer dos plebeus
Com o tratamento, Charles precisou adiar as funções públicas, mas continua trabalhando em documentos estatais de casa. O monarca também vem se comunicando com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, por telefone. A previsão é que o príncipe William, sucessor na linha do trono, assuma alguns compromissos do pai que não conseguiram ser adiados.