Eleições americanas: veja as estratégias de Kamala Harris e Donald Trump a um dia da votação
Os dois candidatos vão visitar a Pensilvânia no último dia de campanha; estado é tido como primordial, já que elege 19 delegados
A eleição presidencial nos Estados Unidos acontece nesta terça-feira (05). Apesar desta ser a data oficial, cerca de 77 milhões de americanos já votaram antecipadamente. Mesmo assim, Kamala Harris, a representante Democrata, e Donald Trump, o Republicano, vão intensificar a agenda nesta segunda-feira (04) para atrair apoiadores.
+ Eleições nos EUA: Pesquisa mostra Kamala Harris com pequena vantagem sobre Donald Trump
Agenda
Harris passará toda o dia na Pensilvânia. O estado oferece 19 votos eleitorais, o que é considerada uma grande vantagem em uma disputa tão acirrada. A vice-presidente visitará áreas da classe trabalhadora, incluindo Allentown, e terminará com um comício noturno na Filadélfia que contará com Lady Gaga e Oprah Winfrey.
Trump planeja quatro comícios em três estados, começando em Raleigh, Carolina do Norte. Ele também passará duas vezes na Pensilvânia, com eventos em Reading e Pittsburgh. O candidato republicano e ex-presidente encerra a campanha com um evento em Grand Rapids, Michigan.
Histórico
Uma vitória tornaria Trump o primeiro presidente a ser indiciado e condenado por um crime grave, após seu julgamento por suborno em Nova York. Ele ganhará o poder de encerrar outras investigações federais pendentes contra ele. Trump também se tornaria o segundo presidente na história a ganhar mandatos não consecutivos na Casa Branca, depois de Grover Cleveland no final do século XIX.
Harris está competindo para se tornar a primeira mulher, a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência sul-asiática a chegar ao Salão Oval, quatro anos depois de quebrar as mesmas barreiras em cargos nacionais ao se tornar a segunda em comando do presidente Joe Biden.
+ Trump diz que “não deveria ter deixado” a Casa Branca após perder eleição de 2020
Estados pêndulo
A eleição provavelmente será decidida em sete estados. Trump venceu na Pensilvânia, Michigan e Wisconsin em 2016, apenas para vê-los virar para Biden em 2020. Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Nevada adicionam a faixa do Cinturão do Sol do mapa do campo de batalha presidencial.
*Com informações da Associated Press