Egito constrói muro na fronteira com Gaza em meio a avanço da ofensiva israelense em Rafah
País teme que combates forcem os mais de 1,5 milhão de moradores a entrarem no território
O Egito começou a construir um muro na fronteira com a Faixa de Gaza. Imagens de satélite disponibilizadas pela Maxar Technologies mostram guindastes e caminhões trabalhando em o que parece ser barreiras pré-moldadas de concreto ao longo da estrada Sheikh Zuweid-Rafa, cerca de 3,5 quilômetros a oeste da fronteira com Gaza.
+ Ação de Israel em hospital da Faixa de Gaza deixa 1 morto e 10 feridos
Apesar das imagens, o governo egípcio não confirmou a construção do muro. Na quarta-feira (14), o Ministério das Relações Exteriores egípcio divulgou apenas um comunicado expressando preocupação com o avanço da ofensiva de Israel em Rafah.
O País faz fronteira com Gaza e há o temor de que as ações israelenses forcem os mais de 1,5 milhão de civis a entrarem no território egípcio, provocando uma nova crise humanitária no país. O cenário, segundo o governo, também pode levar ao rompimento do tratado de paz israel-egípcio, formado em 1979.
Pelas redes sociais, a Fundação Sinai para os Direitos Humanos informou que obteve novos materiais fotográficos que mostram a construção do muro. A expectativa, segundo a organização, é que o local sirva como uma espécie de campo para acomodar os civis que precisarem sair de Rafah. Inicialmente, a projeção é de 100 mil barracas.
“Duas empreiteiras locais disseram que a obra, que foi subcontratada a empresas locais e encomendada pela Sons of Sinai Construction and Building Company, visa criar uma área cercada por muros de 7 metros de altura. Os trabalhos de engenharia começaram na madrugada de segunda-feira, 12 de fevereiro. Autoridades de engenharia e oficiais de inteligência militar estão presentes”, afirmou a organização.