Donald Trump anuncia tarifa de 25% sobre importação de automóveis
Presidente dos EUA argumenta que medida vai incentivar produção nacional; tarifaço pode impactar negativamente montadoras e fornecedores globais

SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (26) a imposição de uma tarifa de 25% sobre a importação de automóveis.
+ Conselheiro de segurança de Trump assume responsabilidade por vazamento de plano de guerra
Segundo a Casa Branca, a medida busca incentivar a produção nacional. Como consequência, porém, pode afetar negativamente montadoras que dependem de cadeias de suprimentos globais.
Algumas montadoras norte-americanas, por exemplo, também podem sofrer com a medida porque compram componentes de outros países, o que pode elevar custos e reduzir vendas.
A tarifa, no entanto, ainda não tem data definida para entrar em vigor.
Após o anúncio, as ações da General Motors caíram cerca de 3%, enquanto as da Ford tiveram leve alta. Já as da Stellantis, dona da Jeep e da Chrysler, registraram queda de quase 4%.
Aqui no Brasil o dólar comercial fechou em alta, valendo R$ 5,732, com investidores buscando a segurança da moeda estrangeira em meio a temores de que a guerra comercial iniciada por Trump prejudique a economia global e ativos de várias empresas multinacionais.
Em fevereiro, o presidente americano já havia indicado que as taxas para veículos seriam de cerca de 25% e estabeleceu o dia 2 de abril como prazo para confirmar a medida.
+ Trump diz que tarifas de 25% sobre Canadá e México começam nesta terça (4)
A medida se soma à recente aplicação de tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio nos EUA, independentemente do país de origem. A decisão afeta diretamente grandes parceiros comerciais como Canadá e México. O Brasil, segundo maior fornecedor de aço para os EUA, também será impactado.