Publicidade
Mundo

Conselheiro de segurança de Trump assume responsabilidade por vazamento de plano de guerra

Michael Waltz disse que foi o responsável pela criação do grupo no qual um jornalista foi adicionado por engano

Imagem da noticia Conselheiro de segurança de Trump assume responsabilidade por vazamento de plano de guerra
Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Michael Waltz | Flickr
Publicidade

O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Michael Waltz, assumiu, na terça-feira (25), a responsabilidade pelo incidente envolvendo o jornalista Jeffrey Goldberg. O editor-chefe do The Atlantic foi adicionado acidentalmente em um grupo de mensagens com altos funcionários do governo, que discutiam planos de guerra no Iêmen.

A declaração de Waltz veio um dia após o jornalista divulgar parte do conteúdo debatido no grupo – criado no aplicativo Signal. O material compartilhado continha informações operacionais sobre a operação dos Estados Unidos contra os Houthis no Iêmen, incluindo alvos e armas que o exército usaria, bem como a sequência de ataques.

“Assumo total responsabilidade. Eu construí o grupo. Meu trabalho é garantir que tudo esteja coordenado. É embaraçoso, sim. Vamos chegar ao fundo disso. Temos as melhores mentes técnicas analisando como isso aconteceu”, disse Waltz à Fox News.

O episódio gerou indignação entre legisladores democratas. O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, classificou o erro como uma das "violações mais chocantes de inteligência militar" dos últimos tempos. Já Mark Warner, vice-presidente do comitê de inteligência do Senado, disse que o incidente foi “mais um exemplo de comportamento desleixado e incopetente em relação a informações confidenciais”.

+ Conselho de Segurança dos EUA investiga inclusão de jornalista em grupo sobre plano de guerra

Apesar da repercussão, o presidente Donald Trump minimizou o incidente, dizendo que o vazamento foi "a única falha em dois meses, e acabou não sendo séria". O republicano ainda saiu em defesa de Waltz. “Michael Waltz aprendeu uma lição, e ele é um bom homem”, disse à NBC News em uma entrevista por telefone.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade