Brasil

Morre aos 70 anos Frei Sérgio Antônio Görgen, fundador do MST

Religioso morreu em casa, no interior do Rio Grande do Sul; ex-deputado estadual, foi próximo de Lula durante período de prisão em Curitiba

Imagem da noticia Morre aos 70 anos Frei Sérgio Antônio Görgen, fundador do MST
Frei Sérgio Antônio Görgen | Foto: reprodução/redes sociais

Frei Sérgio Antônio Görgen morreu na manhã desta terça-feira (3), aos 70 anos, em sua casa no Assentamento Conquista da Fronteira, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Frade franciscano e militante histórico da luta camponesa, Frei Sérgio foi deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ao longo de décadas de atuação, tornou-se uma das principais referências religiosas e políticas ligadas à defesa da reforma agrária, da agricultura familiar e dos direitos sociais no campo.

O religioso também ficou conhecido por suas posições críticas a políticas públicas e a grandes projetos econômicos que, segundo ele, prejudicavam populações vulneráveis, povos do campo e o meio ambiente. Atuava como articulador e porta-voz de movimentos sociais, participando de debates públicos, entrevistas e mobilizações em defesa da justiça social e da democracia.

Durante o período em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve preso em Curitiba, no Paraná, Frei Sérgio prestou apoio espiritual ao então ex-presidente, tornando-se uma presença frequente nas visitas.

Em nota, Lula afirmou estar profundamente triste com a morte de Frei Sérgio Antônio Görgen, a quem chamou de grande amigo. Disse que o religioso foi fundamental para lhe dar força e esperança durante o período em que esteve preso em Curitiba.

"A fé e as sábias palavras de Frei Sérgio durante suas visitas em Curitiba me ajudaram a atravessar com força e esperança os momentos difíceis da prisão injusta a que fui submetido. Ele carregava consigo uma história de vida exemplar. De luta e de sacrifícios pessoais – incluindo greves de fome – para garantir os direitos daqueles que vivem da agricultura familiar", afirmou Lula.

Assuntos relacionados

Morte
MST
Brasil

Últimas Notícias