Deslizamento de terra no Peru deixa 13 mortos, 20 feridos e 57 desaparecidos
Fenômeno atingiu duas embarcações no porto de Iparia; uma delas ficou completamente submersa, enquanto a outra sofreu graves danos

Sofia Pilagallo
Um deslizamento de terra deixou 13 mortos e 20 feridos no Peru. O acidente ocorreu na madrugada de segunda-feira (1º), num porto fluvial de Ucayali, região central da selva peruana. Cinquenta e sete pessoas continuam desaparecidas, segundo a agência de notícias peruana Andina.
O deslizamento de terra atingiu duas embarcações no porto de Iparia por volta das 5h (horário local; 7h em Brasília). A balsa Rápido Oriente ficou completamente submersa, enquanto a Deo Rigo sofreu graves danos. Esta última estava desembarcando passageiros quando o acidente ocorreu.
Unidades de resgate da Polícia Nacional do Peru se deslocaram ao porto de helicóptero para ajudar nos esforços de busca e resgate. Equipes especializadas da Marinha também prestam auxílio no local, uma área de difícil acesso devido à profundidade do desfiladeiro e ao movimento de terra causado pelo deslizamento.
Entre os afetados estão crianças, jovens e adultos de diversas comunidades ribeirinhas, como Colonia Caco, Curiaca e Caco Macaya. Médicos e professores que viajavam para trabalhar nas comunidades indígenas da região também estavam a bordo.
O deslizamento de terra ocorreu em meio à temporada de chuvas e foi agravado por condições de baixa visibilidade e fortes correntes do rio. Em fevereiro de 2023, outro acidente do tipo, também provocado por fortes chuvas, deixou mais de 30 mortos na região de Arequipa, a cerca de mil quilômetros ao sul de Lima, a capital do Peru.








