"Defender a democracia é melhor que qualquer cargo", afirma Biden no 1° discurso após desistir da corrida eleitoral
Atual presidente dos Estados Unidos discursou na casa Branca nesta quarta (24) e disse que está "passando o bastão"
Joe Biden afirmou nesta quarta-feira (24) que "defender a democracia é mais importante do que qualquer cargo". Após pressão de aliados, o atual presidente dos Estados Unidos renunciou à corrida eleitoral deste ano para "preservar seu legado".
+Apoio de nomes da cultura pop a Kamala Harris pode impactar disputa com Trump? Veja análise
"Retiro força e encontro alegria em trabalhar para o povo americano. Mas esta tarefa sagrada de aperfeiçoar nossa união não diz respeito a mim. É sobre você, suas famílias, seu futuro. É sobre nós, o povo”, afirmou o presidente em outro momento do discurso.
Durante o pronunciamento, o presidente disse que estará focado em terminar seu mandato e na defesa dos direitos civis dos norte-americanos.
Biden, de 81 anos, é o chefe do Executivo norte-americano mais velho a ocupar o cargo. A idade avançada, juntamente com questionamentos sobre sua capacidade cognitiva e mental, despertou preocupações em seus apoiadores.
Este é o primeiro pronunciamento de Biden após desistir da reeleição. Ele publicou uma carta nas redes sociais afirmando que estava abandonando a disputa para apoiar a candidatura de Kamala Harris, principal nome para disputar a eleição contra Donald Trump.
Kamala Harris ainda não foi oficialmente indicada como candidata democrata pelo partido, mas é cotada como a mais provável. Ela já garantiu apoio suficiente de delegados para a nomeação. No entanto, a nomeação ainda depende de uma votação interna do partido.
+Kamala Harris se diz “honrada” com apoio de Biden “para derrotar Trump”