Cuba pede ajuda e governo brasileiro discute envio de alimentos
Produtos e formato do envio ainda não foram definidos; uma reunião debateu caminhos para viabilizar a ajuda


Hariane Bittencourt
O governo brasileiro recebeu um pedido formal de Cuba para a doação de produtos à ilha caribenha. A demanda foi endereçada à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que nesta quinta-feira (19) participou de uma reunião com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, para tratar do assunto.
Durante o encontro, em Brasília, não houve definições sobre o formato das doações. De acordo com a Conab, o processo ainda está em fase de discussões técnicas e operacionais para viabilizar a doação, quais produtos poderiam ser destinados e operacionalização da ação.
O Palácio do Planalto, no entanto, está comprometido em analisar caminhos para viabilizar a ajuda humanitária. O movimento encontra respaldo sobretudo na pressão de setores de esquerda, no desejo pessoal do presidente Lula (PT) e nos relatos que chegam à embaixada do Brasil em Havana.
Cuba vive um agravamento da crise interna com apagões diários, insegurança alimentar extrema e escassez de combustíveis.
Como o SBT News adiantou na semana passada, o governo brasileiro também estuda o envio de remédios a Cuba. O Ministério da Saúde ainda não confirma a existência de tratativas sobre o assunto.









