Crianças são flagradas com arma carregada e ignoram ordens policiais nos EUA; veja
Um dos meninos chegou a puxar o gatilho; polícia usou munição não letal para conter a situação
Giovanna Tuneli
Dois meninos, de 7 e 9 anos, foram detidos no Novo México, nos Estados Unidos, depois de se envolverem em um confronto armado com policiais. As crianças portavam uma arma carregada e ignoraram as ordens dadas pelos agentes. As imagens da operação, que ocorreu no dia 16 de fevereiro, foram feitas por um drone e divulgadas pelo Gabinete do Xerife do Condado de Bernalillo na última quinta-feira (8).
+ Tiroteio marca operação policial e assusta moradores no Rio de Janeiro
A dupla, que vestia pijamas, passava a arma de fogo carregada de um para o outro, conforme mostra o vídeo. Depois de tentativas de diálogo, um dos meninos chegou a puxar o gatilho quando os policiais dispararam uma munição não letal em direção à parede para distraí-los, segundo o xerife John Allen. Mas a arma que estava em posse das crianças falhou. "Se tivesse disparado, nossos agentes teriam sido forçados a usar força letal. Isso teria chocado o país", afirmou Allen em entrevista ao Albuquerque Journal.
Ainda não há informações de como os meninos tiveram acesso à arma, que foi apreendida pela polícia. O Gabinete do Xerife afirmou que policiais já haviam sido chamados à residência da família mais de 50 vezes por ocorrências anteriores envolvendo a dupla e seus pais.
+ Avó, mãe e bebê encontradas mortas em BH: veja o que se sabe sobre o caso
“Esses meninos foram ensinados a usar uma arma e estão repetindo o que aprenderam. Temos de investir na reabilitação e não na punição, porque são apenas crianças. O cérebro delas ainda está em desenvolvimento”, relata o xerife.
As crianças não foram acusadas formalmente e continuam sob guarda dos pais. A liberação do vídeo teve como objetivo destacar a importância do uso da tecnologia de drones e da Unidade de Saúde Comportamental, de acordo com as autoridades.