Corte Internacional de Justiça examina ocupação de territórios palestinos por Israel
Audiências vão ouvir 52 países e três organizações internacionais sobre as ações israelenses
A Corte Internacional de Justiça, instância mais alta das Nações Unidas, começou nesta segunda-feira (19) as audiências para examinar a ocupação de territórios palestinos por parte de Israel.
As audiências devem durar seis dias, durante os quais serão ouvidos 52 países e três organizações internacionais, que tiveram envolvimento com a criação do estado de Israel. Tel Aviv não deve participar.
Nesta segunda-feira, o representante palestino acusou os israelenses de "apartheid". Enquanto isso, o exército israelense realizou novos ataques na Faixa de Gaza.
Segundo o Ministério da Saúde local, que é controlado pelo Hamas, o número de palestinos mortos desde o início da guerra já passa de 29 mil.
Tel Aviv ainda deu um ultimato para que o grupo extremista liberte os mais de 100 reféns que ainda estão em seu poder. Caso eles não sejam soltos, Israel vai iniciar uma invasão por terra a Rafah durante o Ramadã, período sagrado para os muçulmanos, que começa em 10 de março.
A cidade na fronteira com o Egito abriga mais da metade da população de Gaza. Muitos tiveram que se deslocar do norte e do centro de Gaza por ordem do exército de Israel. A medida está sendo criticada por boa parte da comunidade internacional.