Coreia do Sul afirma que 12 mil soldados norte-coreanos já foram enviados para a Rússia
Ucrânia denunciou que envolvimento de um terceiro país pode levar conflito à "Terceira Guerra Mundial"
A Coreia do Sul alertou nesta sexta-feira (18) que o envolvimento da Coreia do Norte na guerra na Ucrânia representa uma "grave ameaça à segurança" do mundo e afirmou que 12 mil soldados norte-coreanos já foram enviados para a Rússia.
+ Zelensky diz que 10 mil soldados da Coreia do Norte devem se juntar ao exército russo
De acordo com a agência de espionagem sul-coreana, ao todo, a Coreia do Norte já enviou quatro brigadas, incluindo forças especiais, para a guerra na Ucrânia.
Separadamente, o chefe da Diretoria de Inteligência de Defesa da Ucrânia também compartilhou a avaliação da agência de que atualmente há quase 11 mil soldados de infantaria norte-coreanos treinando na Rússia para lutar na Ucrânia. "Eles estarão prontos em 1º de novembro", disse o tenente-general Kyrylo Budanov ao The War Zone.
+ Mapa Mundi Especial: Brasil está neutro na guerra? Embaixador na Ucrânia diz que não
As tropas norte-coreanas usarão equipamentos e munições russas, disse Budanov. O primeiro grupo, de 2.600 soldados, será enviado para Kursk, na Rússia, onde a Ucrânia começou uma incursão surpresa no final do verão, mas não está claro para onde o restante das tropas norte-coreanas será destacado, acrescentou.
Em junho, Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un assinaram um tratado de parceria estratégica abrangente que compromete ambos os países a fornecer assistência militar um ao outro caso algum deles seja atacado.