China ordena que Apple retire WhatsApp e Threads da loja de aplicativos
Telegram e Signal também foram removidos da loja; país cita preocupações de segurança nacional
SBT News
A Apple removeu o WhatsApp e o Threads, ambos da Mate, da sua loja de aplicativos na China após receber ordens do governo chinês, que citou preocupações de segurança nacional.
A remoção dos aplicativos aconteceu na sexta-feira (19) em meio a tensões elevadas entre os Estados Unidos e a China sobre comércio, tecnologia e segurança nacional.
“A Administração de Ciberespaço da China ordenou a remoção desses aplicativos da loja chinesa com base em suas preocupações de segurança nacional”, disse a Apple em comunicado. “Somos obrigados a seguir as leis dos países onde operamos, mesmo quando discordamos”.
Os EUA estudam banir o TikTok por questões de segurança nacional. Mas, embora, o TikTok, de propriedade da empresa de tecnologia chinesa ByteDance, seja usado por milhões de pessoas no país, aplicativos como WhatsApp e Threads não são comumente usados na China.
Em vez disso, o WeChat, de propriedade da empresa chinesa Tencent, é o principal aplicativo de mensagem no país.
O Telegram e Signal também foram removidos da loja. Outros aplicativos Meta, incluindo Facebook, Instagram e Messenger, permaneceram disponíveis para download, embora o uso de tais aplicativos estrangeiros esteja bloqueado na China devido à sua rede de filtros firewall que restringe o uso de sites estrangeiros, como Google e Facebook.
* Com informações da Associated Press