Chegada do furacão Milton provoca saída de pessoas em massa da costa oeste da Flórida (EUA)
Rebaixada para categoria 4, tempestade deve atingir a Baía de Tampa na noite de quarta (8), com ventos de até 200km/h; 3,3 milhões de pessoas moram na região
O furacão Milton enfraqueceu na manhã desta terça-feira (8), mas continua sendo uma tempestade que pode voltar a categoria 5 antes de atingir o centro-oeste da Flórida, nos EUA, na quarta-feira à noite (9). A região da Baía de Tampa, na costa oeste, onde vivem mais de 3,3 milhões de pessoas, deve ser diretamente atingida pelo centro do fenômeno, levando a saída em massa de moradores da região.
"Você não precisa pegar a rodovia e ir muito longe", disse o governador Ron DeSantis em uma coletiva na manhã de terça-feira, assegurando aos moradores que haveria combustível suficiente para suas viagens. "Você pode sair do local indo a poucos quilômetros de distância; não precisa ir a centena de quilômetros. Você tem opções."
Furacão na Flórida faz família deixar a casa pela segunda vez em duas semanas
DeSantis disse que o estado ajudou a desocupar mais de 200 instalações de saúde no caminho de Milton e que 36 abrigos administrados pelo condado estavam abertos. O estado também está se apressando para remover os destroços do recente furacão Helene, para que os escombros não se transformem em projéteis quando Milton chegar. Ele mencionou que o estado mobilizou mais de 300 caminhões que estão trabalhando dia e noite e já removeram 1.200 carregamentos de entulho.
Imagens compartilhadas pela Estação Espacial Internacional mostram a passagem do furacão, ainda como categoria 5, enquanto se movia do Golfo do México em direção à costa oeste da Flórida.
O Centro Nacional de Furacões rebaixou Milton para categoria 4 nesta manhã, mas os meteorologistas alertaram que a tempestade ainda representa "uma ameaça extremamente séria para a Flórida", e poderia provocar uma elevação do nível do mar de 3 a 4,5 metros, na Baía de Tampa, com acumulados de chuva que podem chegar a 20 centímetros.
Partes da costa leste do estado também foram colocadas sob avisos de furacão e tempestade tropical na manhã desta terça.
A chegada do furacão acontece menos de duas semanas depois do furacão Helene matar 230 pessoas em sua passagem pela Flórida até os Montes Apalaches, no Alabama. Essa também será a primeira vez que a Baía de Tampa é atingida diretamente por um grande furacão desde 1921.