Cessar-fogo entre Israel e Hamas começa na manhã de domingo (19)
Primeira fase do acordo prevê a libertação de 737 palestinos presos, segundo governo israelense
SBT News
O Ministério das Relações Exteriores do Catar informou neste sábado (18) que o cessar-fogo entre Israel e o Hamas se inicia na manhã de domingo, às 8h30 – 2h30 da manhã no horário de Brasília. A informação foi dada pelo ministro Majid al-Ansari em sua conta no X.
Nessa primeira fase do acordo, Israel vai libertar 737 prisioneiros palestinos, conforme o Ministério da Justiça do país. Já o Hamas libertará 33 reféns que continuam confinados desde que a guerra estourou, há 15 meses.
+ Governo de Israel aprova acordo de cessar-fogo em Gaza
O conflito, iniciado em 7 de outubro de 2023, com um ataque surpresa do Hamas que deixou 1.200 mortos em Israel e cerca de 250 reféns, resultou em destruição generalizada e dezenas de milhares de mortes em Gaza. Cerca de 40 mil pessoas morreram no território palestino, sendo a maioria mulheres e crianças.
O Catar e o Egito, com apoio dos Estados Unidos, mediaram o acordo. Os mediadores acreditam que a trégua pode ser um passo significativo para aliviar a crise humanitária em Gaza e reduzir a violência na região.
+ Segundo dia do mandato de Trump terá operação contra imigrantes ilegais, afirma jornal
Antes da assinatura, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enfrentou resistência de integrantes mais linha-dura do governo, mas o acordo foi aprovado pelo gabinete de segurança. Os tribunais israelenses ainda podem analisar possíveis objeções ao pacto, embora sua aprovação seja amplamente esperada.