Na Venezuela, Celso Amorim participa de reuniões com Maduro e González
Assessor especial para Assuntos Internacionais foi enviado à Venezuela para acompanhar as eleições. Brasil disse acompanhar com atenção o resultado
O assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, se reuniu com o presidente reeleito da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira (29). A informação foi confirmada ao SBT News pela assessoria do brasileiro.
Além de Maduro, Amorim tem encontro marcado com o candidato de oposição, Edmundo González. Os assuntos das reuniões não foram detalhados.
+ "Não descansaremos até que a vontade do povo seja respeitada", diz opositor venezuelano
O assessor especial foi enviado ao país vizinho pelo governo brasileiro para acompanhar as eleições presidenciais, que foram realizadas neste domingo (28).
Mais cedo nesta segunda, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil parabenizou a Venezuela pelo “caráter pacífico” das eleições”, em nota, mas afirmou que iria aguardar “a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação”, o que classificou como “indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.
Eleição
Nicolás Maduro disputou a reeleição sob forte tensão política. Ele foi declarado vencedor pelo Conselho Eleitoral Nacional, que é controlado pelo governo atual.
+ Venezuela decide retirar diplomatas de países que não reconheceram vitória de Maduro
O resultado gerou questionamentos da oposição, liderada por María Corina Machado, e gerou suspeitas da comunidade internacional.