Caso Odebrecht: mulher de ex-presidente do Peru busca asilo em embaixada do Brasil em Lima
Ex-presidente Ollanta Humala e sua esposa, Nadine Heredia, receberam sentença de 15 anos de prisão; ele foi preso logo depois do verdecido

SBT News
Nadine Heredia, esposa do ex-presidente do Peru Ollanta Humala, está na Embaixada do Brasil, em Lima, após pedir asilo diplomático nesta terça-feira (15). Ela e o marido foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um esquema que envolve recursos ilegais da empreiteira brasileira Odebrecht e do governo do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.
+ Caso Odebrecht: ex-presidente do Peru é condenado a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Peru, Nadine entrou na sede da embaixada brasileira pela manhã, antes da divulgação da sentença. O governo peruano informou que o pedido de asilo foi feito com base na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual tanto o Brasil quanto o Peru são signatários. Os dois países seguem em contato para tratar do caso.
A Justiça peruana concluiu que o casal recebeu quase US$ 3 milhões em doações ilegais da empresa Odebrecht e do governo de Chávez.
Os valores teriam sido usados nas campanhas presidenciais de 2006 e 2011. Humala foi eleito em 2011 e governou até 2016. Nadine, por sua vez, foi apontada como participante ativa na gestão do Partido Nacionalista e na arrecadação de fundos.
+ Moraes autoriza prisão domiciliar para pastor condenado pelo 8 de Janeiro
Durante a leitura da sentença, o juiz Nayko Coronado determinou a prisão imediata dos condenados. Humala foi detido no tribunal após o veredicto, enquanto Nadine não compareceu à audiência alegando problemas de saúde. Segundo a defesa, ela acompanhou a sessão de forma remota.
A decisão também determinou que o casal permanecerá preso até 28 de julho de 2039. Com isso, Humala se torna o terceiro ex-presidente peruano condenado por corrupção ligada à Odebrecht, ao lado de Alejandro Toledo, condenado em 2024, e Alberto Fujimori, que já cumpre pena por diversos crimes.
+ Brasileira é presa nos EUA acusada de sete crimes sexuais contra criança