Economia

BC registra vazamento de dados de clientes da Agibank e cobra apuração

Banco Central afirma ter adotado medidas necessárias para apuração detalhada do caso, sob pena de aplicação de medidas punitivas contra a fintech

Imagem da noticia BC registra vazamento de dados de clientes da Agibank e cobra apuração
Fachada do Agibank | Reprodução

O Banco Central informou, nesta sexta-feira (13), que houve vazamento de dados de clientes com conta PIX no Agibank, uma fintech de médio porte. O BC comunicou a ocorrência de um “incidente de segurança”, o que atribui a “falhas pontuais em sistemas dessa instituição”.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O BC reforça ainda que adotou medidas necessárias para apuração detalhada do caso, sob pena de aplicação de medidas punitivas contra o banco.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, esclarece a autoridade monetária.

Apesar de não ser praxe a comunicação pelo BC de tais incidentes, a divulgação do caso ocorre em momento de atenção para atuação da autoridade monetária na fiscalização de bancos e fundos de investimentos, especialmente de instituições financeiras de pequeno e médio porte. O BC afirma agir “regido pelo princípio da transparência”.

“Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”.

A palavra “transparência” é citada duas vezes na breve comunicação.

“Ainda regido pelo princípio da transparência, o BC mantém página específica em seu sítio para registrar incidentes de segurança desse tipo”.

O comunicado explica também que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nenhum contato será feito pelo Banco Central diretamente, por nenhum canal.

Últimas Notícias