Publicidade
Mundo

Casal Macron deve apresentar evidências em tribunal dos EUA para provar que Brigitte nasceu mulher

Documentação será parte de um processo por difamação contra a influenciadora Candace Owens, que afirmou acreditar que a primeira-dama é um homem biológico

Imagem da noticia Casal Macron deve apresentar evidências em tribunal dos EUA para provar que Brigitte nasceu mulher
Brigitte Macron, esposa de Emmanuel Macron e primeira-dama da França | Foto: Wikipédia
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, e a esposa, Brigitte Macron, devem apresentar evidências fotográficas e laudos científicos para a Justiça dos Estados Unidos para provar que a primeira-dama é uma mulher cisgênero. A documentação será parte de um processo por difamação contra a influenciadora de direita Candace Owens, que afirmou acreditar que Brigitte nasceu homem.

Em entrevista ao podcast da BBC Fame Under Fire ("Fama Sob Fogo", em tradução livre), o advogado do casal Macron nesse caso judicial, Tom Clare, disse que eles apresentariam "testemunhos de natureza científica" para demonstrar "de forma genérica e específica" que a alegação é falsa. Segundo ele, Brigitte considerou as alegações "profundamente perturbadoras", mas está disposta a submeter a essa exposição para esclarecer os fatos.

+Macron nomeia Sébastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França

"É profundamente perturbador pensar que alguém precisa se submeter a esse tipo de prova. Mas [Brigitte] está disposta a fazê-lo", declarou.
"Ela está decidida a fazer o que for preciso para esclarecer os fatos. Se esse desconforto e essa sensação desagradável de se expor dessa forma são o que é preciso para esclarecer as coisas e encerrar isso, ela está 100% pronta para encarar esse fardo."

Os Macron entraram com uma ação judicial contra Candace em julho de 2025. Como em todo processo de difamação nos EUA envolvendo figuras públicas, a defesa terá de provar que a ré divulgou informações falsas conscientemente ou agiu com desprezo imprudente pela verdade.

Conhecida por criar e espalhar teorias conspiratórias, Candace Owens é uma influenciadora com milhões de seguidores nas redes sociais. Ela trabalhou para a organização conservadora Turning Point, do ativista Charlie Kirk, baleado e morto na última quarta-feira (10), e no veículo de mídia Daily Wire, antes antes de lançar seu podcast independente em 2024. Desde então, já espalhou rumores sobre questões como as vacinas contra Covid-19, o Holocausto e os pousos na Lua.

A alegação

A alegação de que Brigitte nasceu homem foi publicamente defendida por Candace no início de 2025, quando ela lançou em seu canal no YouTube uma série de vídeos intitulada "Becoming Brigitte" ("Tornando-se Brigitte", em tradução livre), um suposto "trabalho investigativo". Apesar disso, a alegação teria surgido anos antes, em discussões online, principalmente após um vídeo no YouTube das blogueiras francesas Amandine Roy e Natacha Rey, publicado em 2021.

O casal Macron também processou Amandine e Natacha por difamação e inicialmente venceu a ação judicial, em 2024. A decisão, no entanto, foi anulada no ano seguinte, com base na liberdade de expressão, e não na veracidade das alegações. Os Macron recorrem da decisão.

Publicidade

Assuntos relacionados

Emmanuel Macron
Processo
França
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade