Canadá eleva preço da energia em 25% para os Estados Unidos
Medida é uma retaliação às tarifas impostas pelo presidente americano, Donald Trump
S
SBT News
10/03/2025, 20:24 • Atualizado em 10/03/2025, 20:24
compartilhar
Primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford | Nathan Denette/ via AP
O primeiro-ministro Doug Ford, de Ontário, líder da província mais populosa do Canadá, anunciou que, a partir desta segunda-feira (10), cobrará 25% a mais pela eletricidade de 1,5 milhão de americanos em resposta à guerra comercial do presidente dos EUA, Donald Trump.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
“Não hesitarei em aumentar essa taxa. Se os Estados Unidos escalarem, não hesitarei em cortar a eletricidade completamente”, disse o premiê, em entrevista coletiva em Toronto.
“Acredite em mim quando digo que não quero fazer isso. Sinto-me péssimo pelo povo americano que não começou esta guerra comercial. Há uma pessoa responsável: é o presidente Trump.”
O escritório de Ford disse que as novas regras de mercado exigem que qualquer gerador que venda eletricidade para os EUA adicione uma sobretaxa de 25%.
A nova sobretaxa é um acréscimo às tarifas retaliatórias iniciais do governo federal aplicadas a itens como suco de laranja americano, manteiga de amendoim, café, eletrodomésticos, calçados, cosméticos, motocicletas e certos produtos de celulose e papel.
Guerra comercial se intensifica
Trump lançou uma nova guerra comercial na semana passada ao impor tarifas contra os três maiores parceiros comerciais de Washington, provocando retaliações imediatas do México, Canadá e China, e deixando os mercados financeiros em parafuso.
Mais tarde, Trump disse que adiou tarifas de 25% sobre muitos produtos do Canadá e do México por um mês, em meio a temores generalizados de uma guerra comercial mais ampla.
“Isso precisa acabar. Até que essas tarifas sejam retiradas da mesa, até que a ameaça de tarifas acabe de vez, Ontário não vai ceder”, disse o primeiro-ministro de Ontário.
Ford disse que Trump ataca o Canadá e muda de ideia todos os dias.
“Os republicanos, pelo menos aqueles com quem falo, não concordam com o presidente Trump, mas estão com muito medo de sair por aí e dizer isso publicamente”, disse Ford. “É uma pena, mas precisamos acabar com isso.”
* com informações da Associated Press
Canadá eleva preço da energia em 25% para os Estados UnidosMedida é uma retaliação às tarifas impostas pelo presidente americano, Donald TrumpMundo2025-03-10T20:24:06.474ZO primeiro-ministro Doug Ford, de Ontário, líder da província mais populosa do Canadá, anunciou que, a partir desta segunda-feira (10), cobrará 25% a mais pela eletricidade de 1,5 milhão de americanos em resposta à guerra comercial do presidente dos EUA, Donald Trump. Ontário fornece eletricidade para os estados de Minnesota, Nova York e Michigan. “Não hesitarei em aumentar essa taxa. Se os Estados Unidos escalarem, não hesitarei em cortar a eletricidade completamente”, disse o premiê, em entrevista coletiva em Toronto. “Acredite em mim quando digo que não quero fazer isso. Sinto-me péssimo pelo povo americano que não começou esta guerra comercial. Há uma pessoa responsável: é o presidente Trump.” O escritório de Ford disse que as novas regras de mercado exigem que qualquer gerador que venda eletricidade para os EUA adicione uma sobretaxa de 25%. A nova sobretaxa é um acréscimo às tarifas retaliatórias iniciais do governo federal aplicadas a itens como suco de laranja americano, manteiga de amendoim, café, eletrodomésticos, calçados, cosméticos, motocicletas e certos produtos de celulose e papel. Guerra comercial se intensifica Trump lançou uma nova guerra comercial na semana passada ao impor tarifas contra os três maiores parceiros comerciais de Washington, provocando retaliações imediatas do México, Canadá e China, e deixando os mercados financeiros em parafuso. Mais tarde, Trump disse que adiou tarifas de 25% sobre muitos produtos do Canadá e do México por um mês, em meio a temores generalizados de uma guerra comercial mais ampla. “Isso precisa acabar. Até que essas tarifas sejam retiradas da mesa, até que a ameaça de tarifas acabe de vez, Ontário não vai ceder”, disse o primeiro-ministro de Ontário. Ford disse que Trump ataca o Canadá e muda de ideia todos os dias. “Os republicanos, pelo menos aqueles com quem falo, não concordam com o presidente Trump, mas estão com muito medo de sair por aí e dizer isso publicamente”, disse Ford. “É uma pena, mas precisamos acabar com isso.” * com informações da Associated Press São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/mundo/canada-eleva-preco-da-energia-em-25-para-os-estados-unidos