Publicidade
Mundo

Canadá acusa Israel de impedir ajuda humanitária e violar direito internacional

Em nota oficial, premiê Mark Carney responsabiliza governo israelense pelo agravamento da crise em Gaza e cobra cessar-fogo imediato

Imagem da noticia Canadá acusa Israel de impedir ajuda humanitária e violar direito internacional
Foto: Reprodução / Redes Sociais
,
Publicidade

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, criticou duramente o governo de Israel nesta quinta-feira (24), responsabilizando-o por não conter o agravamento da crise humanitária na Faixa de Gaza.

Em nota oficial, Carney classificou a situação como alarmante e cobrou medidas imediatas para garantir a chegada de ajuda aos civis afetados pelo conflito. Ele afirmou que o bloqueio à assistência viola normas internacionais.

+ Macron diz que França vai reconhecer Estado da Palestina em setembro: "A paz é possível"

O controle israelense sobre a distribuição de ajuda precisa ser substituído por uma operação liderada por agências humanitárias internacionais”, defendeu Carney. Segundo ele, diversas organizações estão com estoques de insumos comprados com recursos canadenses, mas impedidos de alcançar a população. “Negar esse acesso a civis famintos é inaceitável diante do direito internacional”, completou.

Na publicação, o primeiro-ministro também renovou o apelo por um cessar-fogo imediato, negociado com boas intenções por todas as partes. O governo canadense reiterou que o Hamas deve libertar todos os reféns ainda detidos e pediu a Israel que respeite as fronteiras reconhecidas da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, conforme determinações internacionais.

+ Brasil ingressa em ação na Corte Internacional de Justiça que acusa Israel de genocídio em Gaza

Carney reafirmou o apoio do Canadá à criação de dois Estados, convivendo de forma pacífica e segura. Como parte desse esforço diplomático, a ministra das Relações Exteriores representará o país na Conferência de Alto Nível da ONU sobre a Solução de Dois Estados, marcada para a próxima semana em Nova York.

Veja a tradução do post do primeiro-ministro canadense

"O Canadá condena o fracasso do governo israelense em impedir o rápido agravamento do desastre humanitário em Gaza.

O controle israelense sobre a distribuição de ajuda deve ser substituído por uma atuação abrangente de assistência humanitária liderada por organizações internacionais. Muitas dessas organizações estão retendo ajuda significativa financiada pelo Canadá, bloqueada de ser entregue a civis famintos. Essa negação de ajuda humanitária é uma violação do direito internacional.

O Canadá conclama todas as partes a negociarem um cessar-fogo imediato com boa-fé. Reiteramos nossos apelos para que o Hamas liberte imediatamente todos os reféns e para que o governo israelense respeite a integridade territorial da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

O Canadá apoia uma solução de dois Estados que garanta paz e segurança tanto para israelenses quanto para palestinos. O país trabalhará intensamente em todos os fóruns para esse fim, inclusive com a participação da Ministra das Relações Exteriores na Conferência de Alto Nível da ONU sobre a Solução de Dois Estados, em Nova York, na próxima semana."

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade