Publicidade
Mundo

Buraco marinho mais profundo do mundo é descoberto no México

Pesquisadores mediram mais de 420 metros de profundidade mesmo sem chegar ao fundo

Imagem da noticia Buraco marinho mais profundo do mundo é descoberto no México
Publicidade

O maior buraco azul do mundo fica no México, mais especificamente na Península Yucatán. Trata-se do Taam-Ja', localizado na Baía de Chetumal. Mesmo sem chegar ao ponto mais fundo, pesquisadores afirmaram que mediram mais de 420 metros de profundidade – o equivalente a 11 estátuas do Cristo Redentor empilhadas uma na outra.

Buracos azuis, também conhecidos como buracos marítimos, são buracos subaquáticos, similares aos buracos em terra. No caso do Taam-Ja', o buraco já havia chamado a atenção dos pesquisadores, que, em 2021, registraram uma profundidade de 274,4 metros abaixo do nível do mar, sendo considerado o segundo maior do mundo.

Um novo estudo publicado na revista Frontiers ins Science, no entanto, revelou a profundidade do buraco. Com o uso de um perfilador de condutividade, temperatura e profundidade (CTD), os pesquisadores conseguiram fazer uma nova medição, mas sem chegar ao fundo. A descoberta, no entanto, já foi suficiente para desbancar o Sansha Yongle, no mar da China (301 metros), considerado até então o maior do mundo.

+ Aranhas e dedos em Marte, prancha na Lua e outras "descobertas" no espaço

“A exploração inicial não conseguiu chegar ao fundo e confirmar sua profundidade, o que motivou investigações contínuas sobre as características geomorfológicas do Taam-Ja'. Os registros de perfiladores do CTD ultrapassaram 420 metros, sem fundo ainda atingido, estabelecendo o Taam-Ja'como o buraco azul mais profundo”, diz o estudo.

Publicidade

Assuntos relacionados

Oceano
Pesquisa
México
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade