Biden diz não ter confiança de transição pacífica se Trump perder as eleições
Presidente teme que republicano conteste o resultado do pleito, como feito em 2020
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, na quarta-feira (7), que não está confiante de que haverá uma transição pacífica de poder se o ex-presidente Donald Trump perder as eleições presidenciais em novembro. O líder citou falas anteriores do republicano, nas quais ele diz que só perderia o pleito se fosse "roubado".
+ Troca de mensagens revela outro lado de J.D. Vance, vice de Trump
“Se Trump perder, não estou nem um pouco confiante. Ele fala sério, não o levamos a sério, mas ele fala sério, todas essas coisas sobre ‘se perdermos, haverá um banho de sangue’, ou ‘terá que ser uma eleição roubada’”, disse Biden, à CBS News.
A declaração acontece em meio à recuperação do Partido Democrata na corrida eleitoral. Com a desistência de Biden – que vinha sendo criticado por confusões mentais –, a vice-presidente Kamala Harris conquistou a indicação dos delegados, aumentando a popularidade do partido. Nas pesquisas, ela aparece empatada com Trump.
Caso o cenário continue acirrado até as eleições, Biden disse que o temor é que Trump conteste o resultado do pleito se perder, assim como fez em 2020. Naquele ano, o republicano alegou, sem provas, fraude nas urnas e incentivou apoiadores a invadirem o Capitólio. O ato, em 2021, resultou em cinco mortes, 140 feridos e 1,2 mil presos.
"Veja o que eles estão tentando fazer nos distritos eleitorais locais, onde as pessoas contam os votos. Você não pode amar seu país apenas quando você ganha”, disse Biden.