Paciente morre após transferência durante incêndio no Instituto do Câncer em São Paulo
Evacuação ocorreu após chamas causadas por falha no fornecimento de energia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo


Naiara Ribeiro
Agência SBT
Um paciente que estava internado na UTI morreu após ser transferido durante a evacuação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), na tarde de sexta-feira (30), depois de um incêndio atingir o grupo gerador da unidade. A informação foi confirmada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
Segundo o hospital, o incêndio ocorreu em uma área técnica externa do ICESP e foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros. A ocorrência provocou grande quantidade de fumaça, que se espalhou pelo instituto e por outros prédios do complexo hospitalar, o que levou à retirada de pacientes e profissionais das áreas atingidas.
Com a interrupção no fornecimento de energia elétrica, o hospital acionou o protocolo de transferência de pacientes internados em UTI e que dependiam de ventilação mecânica. Durante o processo, um paciente em estado clínico extremamente grave apresentou instabilidade, recebeu atendimento imediato da equipe médica, mas morreu em seguida. O hospital informou que prestou apoio e acolhimento à família.
Ao todo, oito pacientes foram transferidos, sendo cinco para o Instituto do Coração (InCor) e três para o Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), com apoio do Corpo de Bombeiros e do Samu.
Profissionais que atuaram no atendimento e no combate inicial ao incêndio passaram por avaliação médica por possível inalação de fumaça. Dez pessoas receberam atendimento; sete ficaram em observação por precaução e tiveram alta neste sábado (31).
O Hospital das Clínicas informou que todas as alas do ICESP seguem em funcionamento normal. A instituição apura as circunstâncias do incêndio, reforçou os protocolos de segurança e colocou em fase de testes um novo gerador para ampliar a segurança no fornecimento de energia.
Confira a nota oficial do Hospital das Clínicas
“O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) informa que, no início da tarde desta sexta-feira (30), houve um incêndio no grupo gerador do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), em área técnica externa. O fogo foi prontamente contido pelo Corpo de Bombeiros, com ocorrência de fumaça que alcançou o ICESP e outros prédios do complexo.
As equipes assistenciais e de apoio atuaram de forma imediata para orientar pacientes, familiares e colaboradores nas áreas com maior exposição à fumaça e foco na segurança das pessoas. Neste primeiro momento, não houve registro de feridos.
Vale esclarecer que a evacuação foi necessária nas áreas atingidas pela fumaça. Nas demais, os profissionais foram orientados a aguardar as orientações em segurança, para facilitar a circulação e saída das áreas impactadas.
Em razão do desabastecimento de energia elétrica pela concessionária no ICESP, foi iniciado o protocolo de transferência de pacientes internados em UTI e com dependência de ventilação mecânica. Infelizmente, durante essa mobilização, um paciente em estado prévio extremamente crítico apresentou instabilidade clínica, recebeu atendimento imediato pela equipe responsável com reversão de quadro, mas, posteriormente, evoluiu a óbito, informação confirmada após a assistência e todas as verificações necessárias. O ICESP lamenta profundamente o ocorrido e informa que acolheu a família do paciente, prestando todo apoio e solidariedade neste momento.
No total, oito pacientes foram transferidos, sendo cinco para o Instituto do Coração (InCor) e três para o Instituto Central (ICHC). A operação contou com apoio do Corpo de Bombeiros e do SAMU.
Profissionais envolvidos diretamente no atendimento e no combate inicial à ocorrência foram avaliados por possível inalação de fumaça. Ao todo, dez pessoas receberam atendimento; sete permaneceram em observação, por precaução, e receberam alta neste sábado (31).”









