Publicidade
Mundo

Acompanhe ao vivo o último dia de velório do Papa Francisco na Basílica de São Pedro

Mais de 90 mil pessoas já passaram pelo local para se despedir do pontífice; funeral será no sábado (26)

• Atualizado em
Publicidade

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, foi reaberta nesta sexta-feira (25) para o último dia de velório do Papa Francisco. A cerimônia, iniciada na quarta-feira (22), já recebeu mais de 90 mil pessoas, que enfrentaram horas de fila para se despedir do pontífice.

+ Papa reformador e amigo dos pobres: quem foi Francisco

Segundo a Santa Sé, a visitação pública será interrompida às 20h (15h no horário de Brasília). Posteriormente, o caixão será fechado, em cerimônia presidida pelo camerlengo da Santa Igreja Romana, cardeal Kevin Joseph Farrell.

Jorge Mario Bergoglio morreu na madrugada de segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) seguido de insuficiência cardíaca. O pontífice foi encontrado na Casa Santa Marta, onde vinha se recuperando de um quadro de pneumonia bilateral.

Conforme o cronograma, o funeral será realizado no sábado (26), na frente da Basílica de São Pedro, com missa às 10h (5h no horário de Brasília). O rito, que será comandado pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, terá a presença de 130 delegações, incluindo 50 chefes de Estado e 10 representantes da realeza, além de milhares de fiéis.

Depois da cerimônia, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro, de onde seguirá em procissão para a Basílica de Santa Maria Maggiore. O sepultamento será feito num túmulo simples, sem decoração especial. As orientações foram deixadas no testamento do pontífice, que também pediu que a lápide tenha uma única inscrição: Franciscus.

9 dias de luto

A missa de funeral de Francisco marcará o início do período dos Novemdiales, tradição de nove dias de luto com missas diárias pelo descanso da alma do papa. As celebrações ocorrerão todos os dias às 17h (horário local) na Basílica de São Pedro, com exceção do Domingo da Divina Misericórdia, quando a missa será celebrada às 10h30 (horário local) na Praça de São Pedro.

Conclave

Com a morte de Francisco, a Igreja Católica fica em estado de "sede vacante". Até que seja conhecido o nome do futuro papa, a direção da Santa Sé fica sob a responsabilidade do Colégio Cardinalício, composto atualmente por 252 cardeais. Destes, 135 participarão do conclave para escolher o novo líder da igreja. A eleição deve ocorrer de 15 a 20 dias após a vacância da Sé Apostólica.

+ Francisco agradeceu a enfermeiro antes de morrer: "Obrigado por me trazer de volta à Praça"

O papa só é eleito com uma maioria de dois terços dos votos. No Dia 1, apenas uma rodada de votação é realizada; depois disso, os cardeais votam duas vezes pela manhã e duas à tarde, até obterem um vencedor. Se após 24 votações os cardeais não chegarem a um acordo, eles podem decidir por maioria absoluta como proceder. O papa pode, então, ser eleito por maioria simples.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade