Avião da FAB que vai resgatar brasileiros pousa no Líbano
229 passageiros, com 10 crianças de colo e 3 pets, aguardam para embarcar no avião da Força Aérea Brasileira
O avião KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), que realiza a operação de repatriação de brasileiros no Líbano, no Oriente Médio, pousou na manhã deste sábado (5) para resgatar 229 pessoas que estão no aeroporto de Beirute, afetadas pelo conflito que envolve Israel e Líbano.
+ Bombardeios de Israel feriram 690 crianças no Líbano nas últimas semanas, alerta Unicef
A aeronave da FAB pousou em Beirute às 11h22, hora de Brasília, ou 17h22, horário local.
A ação faz parte da Operação Raízes do Cedro, do governo federal, sendo este o primeiro voo realizado pela FAB ao país.
A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na madrugada desta quinta-feira (2) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto Internacional de Beirute, no Líbano.
Fez escala em Lisboa, Portugal e, neste sábado, às 6h55, horário de Brasília, partiu rumo ao Líbano.
Conflito entre Israel e Líbano
No começo deste mês, as Forças de Defesa de Israel iniciaram uma operação terrestre contra alvos do grupo extremista Hezbollah no Líbano.
Em comunicado, os militares israelenses informaram que as ações se concentram no sul do país, onde há “ameaças terroristas” imediatas às comunidades israelenses na fronteira.
O líder do Hezbollah disse que os recentes episódios de ataques no Líbano são "uma declaração de guerra" e prometeu "retaliação".
Ele também afirmou que continuará os bombardeios em Israel enquanto a guerra em Gaza continuar, prometendo que Israel não será capaz de trazer seu povo de volta para a região da fronteira.
O Hezbollah é uma organização com atuação política no Líbano que possui um braço armado. O grupo é aliado do Irã e do Hamas, organização que está em guerra contra Israel. O conflito já deixou mais de 30 mil palestinos mortos.